• banner-vestibular-2018-3








Imprimir

APEX e FFCL promovem Rodada de Negócios na FE

banner apex rodada de negociosAconteceu na terça-feira, dia primeiro e de agosto, na Fundação Educacional de Ituverava uma Rodada de Negócios promovida pela APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) Brasil em parceria com a FFCL (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava).

O evento foi realizado por meio do PEIEX (Projeto de Extensão Industrial Exportadora), que está instalado na FFCL e atende diversas empresas da região de Ituverava e Franca, através de um convênio firmado com a Fundação Educacional.

O PEIEX já tem 10 meses de atuação e já atendeu mais de 100 empresas de diferentes segmentos. Segundo o monitor extensionista e docente da FFCL Rodrigo Ricardo, as empresas são de 23 municípios das proximidades.

Ele explicou que para participar da rodada de negócios, foram convidadas 35 empresas, que já estão consideradas com “maturidade” suficiente para iniciar no mercado de exportações.

“Elas sentaram nas mesas com tradings e submeteram seus produtos e materiais de divulgação como catálogos e folders, assim receberam orientações que podem ser técnicas sobre as disposições dos produtos, quais países podem negociar e onde pode ser absorvido pelo comércio exterior”, descreveu o coordenador.

Rodrigo ainda informou que na Rodada de Negócios, além dos consultores, estiveram presentes parceiros que podem favorecer as empresas no momento da exportação como o Banco do Brasil, através de linhas de financiamentos e os Correios que possui o programa Exporta Fácil de enviar mercadorias para fora.

Estiveram presentes empresas do segmentos de moda – calçados principalmente, bebidas, lingerie entre outras de toda região, além de Ituverava como Indústria Santa Maria de Ituverava, Madeireira Rondônia e a Speed Kids.

“A APEX Brasil Atua no sentido de fomentar as empresas brasileiras a entrarem no rumo das exportações e o trabalho do PEIEX consiste na qualificação empresarial onde identificamos empresas com potencial para desenvolver e entrar no mercado internacional, então a primeira ação de exportação consiste numa rodada de negócios onde muitas empresas que estão participando já foram submetidas a um ciclo de treinamento”, explicou Ester Pires Costa, da coordenação de competitividade da APEX Brasil.

O presidente da Fundação, Pedro César Galassi e o diretor da FFCL, professor doutor Antônio Luís de Oliveira (Toca) acompanharam e prestigiaram o evento que aconteceu durante todo o dia na instituição de ensino de Ituverava.

DSCN3971 small

O presidente da FE, diretor da FFCL, coordenador da PEIEX, coordenadora da Apex Brasil  e equipe PEIEX de Ituverava que atende empresas da região de Franca e Ituverava

DSCN3963 small

Empresários apresentam produtos e materiais de divulgação para serem exportados: orientações

DSCN3965 small

Empresários consultam tradings da Apex Brasil e parceiros durante Rodada de Negócios que aconteceu na FFCL

Fonte: Jornal O Progresso