• banner-vest-2018-2-fe
  • banner-congresso-2018








Imprimir

Ex-Aluno da FFCL ingressa em mestrado da USP

banner marcos ramos lopesNo último dia 24 de maio de 2018, o biólogo Marcos Eduardo Ramos Lopes, de 21 anos, graduado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava em janeiro desse mesmo ano, ingressou honrosamente no concorrido programa de mestrado em Genética oferecido pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

Segundo o coordenador do curso, o Prof. Dr. Marcelo dos Santos Fernandes, ele foi um aluno muito determinado que soube aproveitar todas as oportunidades oferecidas pela instituição. Sem ter condições financeiras, ele ingressou no curso em 2014 com uma bolsa integral do PROUNI conquistada no ENEM. Assim sendo, participou por 4 anos do programa PIBID, apresentou trabalhos nos congressos da faculdade, participou das feiras de profissões, das viagens acadêmicas, dos minicursos, dos estágios curriculares, das semanas científicas acadêmicas de biologia (SECIBIO), das muitas palestras, sempre estudando muito em todas as disciplinas e ao final do curso obteve ainda a melhor nota média de toda a turma. Por tal mérito, foi presenteado pela faculdade com um curso de pós-graduação da instituição, mas mesmo assim resolveu ir em busca de seus sonhos.

Após a sua formatura, foi bater na porta de uma pesquisadora, começou a fazer estágio no laboratório de Genética da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, e a se preparar para a prova de seleção do mestrado durante 6 meses de longos estudos, que foi vitoriosamente conquistada.

Segundo ele, sua maior influência foi a Profª.Drª Tânia Márcia de Queiroz, responsável pelas disciplinas Genética I, II e Biologia molecular, que a despertou para esse ramo da biologia.

Parabéns Marcos, a Fundação Educacional de Ituverava te deseja muito sucesso e brilhantismo na sua futura carreira científica e acadêmica que se inicia a partir de agora.