• banner-site-vestibular-2019-1a
  • banner-bradesco








Fique Sabendo

Imprimir

FE inaugura campus em São Joaquim da Barra

O descerramento da placa inaugural da Fajob aconteceu na sexta-feira, 30 de novembro.

banner-fajob

Após concluídas as obras do campus da Fajob (Faculdade São Joaquim da Barra), foi inaugurada, sexta-feira, 30 de novembro, a terceira instituição de Ensino Superior da Fundação Educacional de Ituverava.

O descerramento da placa inaugural aconteceu no início da noite, quando autoridades e convidados conheceram as instalações da instituição de ensino e, em seguida, foi realizada a cerimônia de inauguração, no Salão de Festas Elmaz Badran.

A instituição oferecerá os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Pedagogia. O primeiro vestibular, para seleção de alunos que deverão iniciar o ano letivo, já no primeiro semestre, está marcado para o mês de janeiro, e as aulas deverão ser iniciadas em 4 de fevereiro. O quadro de docentes deverá contar nos próximos dois anos, com pelo menos 75 profissionais.

Os três cursos que funcionarão na Fajob oferecerão 80 vagas cada um, sendo 40 para o período diurno e 40 para o noturno. Com isso, a instituição vai começar a funcionar com a capacidade de atender 240 estudantes, somando os dois períodos
Prédio

O prédio da Fajob, onde antes funcionava um colégio particular, exigiu uma reforma geral e adequações às normas de acessibilidade, que foram executadas ao longo de todo o ano. São 17 salas de aula, biblioteca, laboratórios, salas de diretoria, coordenação, reunião e quadra poliesportiva.
O local foi cedido pela Prefeitura de São Joaquim da Barra em regime de comodato por 35 anos, com direito à permuta ao final. Com o novo campus, a FE promove um importante projeto de expansão, não só dos cursos, mas também do patrimônio da FE, pois, com o tempo, o prédio poderá ser cedido em definitivo à FE.

Crescimento

Em entrevista concedida à Tribuna de Ituverava, o diretor da FAJOB, Antônio Luís de Oliveira (“Toca”) fala sobre o que representa para a Fundação Educacional, a instituição do terceiro campus.

“O credenciamento da FAJOB, representa a consolidação de um trabalho que teve início a cinquenta anos atrás, e que vem sendo conduzido com grande sucesso por pessoas que têm a preocupação primordial, com o desenvolvimento regional e o bem-estar das pessoas, através de uma educação de qualidade”, afirma.

“Além disso, este fato significa um novo passo da FE, em busca do crescimento fora de Ituverava, tornando-se cada vez mais moderna e eficiente”, diz Toca.

Segundo ele, os futuros estudantes podem esperar da Fajob, a mesma qualidade de ensino oferecida pelas outras instituições mantidas pela FE. “As atividades da Fajob terão início, em uma época onde se discute novas formas de aprendizagem, associadas ao uso de tecnologias. Assim, muitas destas novas metodologias serão empregadas na formação dos novos profissionais oriundos da Fajob”, completa Antônio Luís de Oliveira (“Toca”).

Presidente

O presidente Pedro César Galassi lembra que tudo está sendo feito no mesmo padrão de qualidade das outras instituições de ensino mantidas pela FE: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) e Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram).

“Fomos muito bem recebidos pela população de São Joaquim da Barra, e a forma melhor de retribuir é oferecer cursos de qualidade, dentro da filosofia das instituições mantidas pela Fundação”, diz Pedro César Galassi.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Imprimir

Dia Nacional da Responsabilidade Social na FAFRAM

Realizado no último sábado, 22 de Setembro, o Dia da Responsabilidade Social, promovido pela Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram). 

Foram realizada diversas atividades oferecidas gratuitamente pela instituição de ensino.

banner-resp-social-2018

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ALBUM DE FOTOS NO FACEBOOK

 

Imprimir

8ª Cavalgada Solidária da Fafram será no dia 29

noticia-cavalgada-2018

A saída está prevista para às 8h, no antigo posto Ceamel (entrada da cidade)

Está marcada para o próximo dia 29 de setembro, a 8º Cavalgada Solidária da Fafram, que está sendo organizada pela Faculdade Dr. Francisco Maeda, por meio dos Diretórios Acadêmicos de Agronomia e Medicina Veterinária.

A saída está prevista para às 8h, no antigo posto Ceamel (entrada da cidade). Os cavaleiros deverão passar por vários locais, como as Avenidas Dr. Soares de Oliveira e Dr. Paulo Borges de Oliveira.
Depois, o grupo segue para o Centro de Vivência da Fafram, onde será recepcionado para um almoço com a tradicional Queima do Alho, com música ao vivo. Todos os inscritos poderão participar do almoço.

O valor do ingresso é R$ 35 incluindo uma camiseta, e R$ 20 apenas o ingresso, que pode ser adquirido na secretaria da Fafram.

De acordo com o diretor da Fafram, Márcio Pereira, que é um dos organizadores do evento, a cavalgada, que já se tornou uma tradição em Ituverava, tem como objetivo reunir pessoas que gostam da atividade e promover a confraternização entre elas. “Buscamos principalmente realizar a arrecadação de produtos não perecíveis, seja em forma de cesta básica, materiais de limpeza, que serão doados posteriormente às entidades do município”, destaca.

Avaliação

“Após o evento, a comissão organizadora, que é composta pela direção da Fafram, pelos diretórios acadêmicos de Agronomia e Medicina Veterinária e pelos responsáveis técnicos do curso de Medicina Veterinária, se reúne para fazer uma avalição do evento e determinar a destinação dos produtos arrecadados”, observa.

“Acho importante manter essa tradição da nossa região, que envolve a prática de um esporte antigo e resgatar as suas origens. Esperamos mais uma vez contar com o apoio da população. Após percorrermos a cidade, nos reuniremos no Centro de Vivência da Fafram, para a tradicional Queima do Alho, bater papo, trocar ideias e discutir questão atuais do agronegócio”, completa Márcio Pereira.

Imprimir

Cerimônia de Encerramento 1º Convênio APEX-Brasil Fundação Educacional de Ituverava – Projeto PEIEX

banner evento peiexNo dia 11 de Setembro de 2018 foi realizado no salão nobre da Fundação Educacional de Ituverava Campus I-FFCL, o evento de encerramento do 1º Convênio APEX-Brasil juntamente com a Fundação Educacional de Ituverava para apresentação dos resultados de atendimento referente ao Núcleo Operacional PEIEX/ Ituverava, bem como uma palestra ministrada pelo Sr. Gilson Spanemberg da APEX-Brasil, que falou sobre as ações de promoção comercial e dos projetos setoriais, além de assuntos relacionados com a competitividade. As apresentações dos resultados foram feitos pelo Sr. Tiago Terra da coordenação de competitividade da APEX-Brasil e Gestor PEIEX dos Núcleos Operacionais em todo Estado de São Paulo e pelo Sr. Rodrigo Ricardo monitor extensionista do PEIEX Núcleo Operacional de Ituverava. O evento contou com a participação de autoridades locais, empresários que participaram do PEIEX, com o presidente da Fundação Educacional de Ituverava Sr. Pedro César Galassi, o coordenador do PEIEX-Ituverava e diretor da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava-FFCL Prof. Dr. Antônio Luis de Oliveira e os membros da equipe que compôs o núcleo operacional de Ituverava (Monitores, técnicos e estagiários).

DSC08707

DSC08723

DSC08725

DSC08730

DSC08733

Benefícios do Projeto

O projeto teve início no dia 1º de Outubro de 2016 e pode proporcionar às 192 empresas participantes em 23 municípios que o Núcleo Operacional de Ituverava atuou, melhorias consideráveis na sua gestão, bem como a promoção de uma cultura exportadora em cada uma delas. Ao longo do projeto foram realizadas cinco oficinas de competitividade que são treinamentos em temas específicos relacionados ao comércio exterior e também a Primeira Ação de Exportação que reuniu empresas potencialmente compradoras (Tradings e Comerciais Exportadoras) e vendedoras (Empresas atendidas pelo PEIEX Ituverava/SP) de diferentes setores e teve basicamente dois objetivos:

  • Preparar as empresas para apresentar e negociar seus produtos junto a trades e compradores internacionais e;
  • Estimular as exportações de micro, pequenas e médias empresas atendidas pelo programa.

As tradings participantes fizeram uma avaliação da maturidade das empresas participantes e estas puderam analisar seus pontos vulneráveis em uma negociação. Participaram ao todo 35 empresas de diferentes segmentos e cidades da região. Todas de forma gratuita!

Resultados do Projeto

O Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX) Núcleo Operacional de Ituverava, completou o ciclo de dois anos com 192 empresas atendidas e 921 ações de melhorias implantadas. As organizações receberam visitas e orientações dos técnicos extensionistas para atuarem no mercado internacional. Participaram do programa empresas de vários portes e diversos segmentos da economia da região sempre buscando atender as premissas do projeto de modo a melhorar consideravelmente a gestão de cada uma delas.

Benefícios para a Fundação Educacional de Ituverava

O PEIEX por ser um projeto de extensão que tem dentre alguns objetivos o de promover o desenvolvimento regional, pode através destes dois anos, aproximar a comunidade acadêmica através da Fundação Educacional de Ituverava do meio empresarial havendo uma troca significativa de experiência proporcionando um aumento de conhecimento para ambos. Durante o projeto, estudantes da FFCL atuaram na equipe técnica do projeto como estagiários o que pode proporcionar a eles os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ambiente de aprendizagem adequado.

FFCL E A APEX BRASIL

Em Agosto de 2016, a Apex-Brasil Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos ligada ao ministério das relações exteriores, assinou convênio com a Fundação Educacional de Ituverava, através da FFCL (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava), para execução do PEIEX - Projeto Extensão Industrial Exportadora.

O QUE É O PEIEX?

O PEIEX - Projeto Extensão Industrial Exportadora que tem por objetivo qualificar e incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora por meio da implantação de melhorias gerenciais e inovações tecnológicas nas empresas.

Os objetivos da APEX-BRASIL são:

  • PROMOVER A EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS BRASILEIROS
  • ATRAIR INVESTIMENTOS EXTERNOS PARA O BRASIL