• banner-vestibular-2018-3








Imprimir

Premiação do Concurso Dia Nacional do Campo Limpo

Foi criado em 2010 com o intuito de apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente, sempre alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

É uma iniciativa do Sistema Campo Limpo, com o objetivo apoiar as instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares por meio de temas relacionados ao meio ambiente e alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Em 2017, a central de Ituverava está levando o PEA para 88 escolas de 16 municípios (Ituverava, Aramina, Buritizal, Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Miguelópolis, Nuporanga, Orlândia, Pedregulho, Restinga, São Joaquim da Barra e Sales Oliveira), totalizando 12.088 crianças de 4º e 5º anos. Das 88 escolas participantes do PEA, 36 delas também participaram dos concursos de desenho e redação. Nesta edição, o tema estabelecido foi “A Escola no Desafio dos Resíduos”, uma questão desafiadora que foi refletida com educadores e estudantes no programa em 2017.

O resultado destaca a capacidade criativa dos alunos do 4º e 5º anos. Os trabalhos recebidos traduzem a leitura das crianças sobre pontos como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a gestão compartilhada entre os diversos agentes da sociedade e o desafio de construir um futuro mais sustentável para o planeta.

Os trabalhos foram selecionados inicialmente numa etapa local, onde a Comissão Julgadora, composta por Secretários de Educação, se reuniram na Faculdade Dr. Francisco Maeda no dia 05 de setembro de 2017, para a escolha do primeiro, segundo e terceiro lugares nos concursos de Desenho e Redação.

campo-limpo-2017-coverNo dia 28 de Setembro de 2017, houve a premiação dos finalistas no salão nobre da Fundação Educacional de Ituverava. Os prêmios, patrocinados pela empresa Arysta e DuPont foram:

1º Lugar : Bicicleta de 18 marchas
2º Lugar : Celular 4,5’
3ª Lugar : Tablet 7’ 

Segue abaixo os nomes dos alunos finalistas e escolas vencedoras:

CONCURSO DE DESENHO (4º ano):

1º lugar: Luisa Manfrida de Andrade - Colégio Municipal José Coutinho Pereira – Professor: Edmilson Rodrigues de Faria - Coordenadora: Rita de Cássia Marangoni Molina - Sales Oliveira/SP

DSC08062

2º lugar: Thifanny Mariane Veloso Barros - EMEB Professor Fausto Alexandre – Professora: Rita de Cássia Vilefort Costa – Orientadora Educacional: Flávia Colombini - Franca/SP

DSC08061

3º lugar: João Pedro Alves da Silva - EE Prof.ª Graziela Malheiro Fortes – Professora: Rosinéia Teixeira – Coordenadora: Dirce Lopes Inácio. Coordenadora: Lúcia H. C. Paulino. Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino: Adalgisa Muniz A. Gracioli - São Joaquim da Barra/SP

DSC08060

CONCURSO DE REDAÇÃO (5º ano):

1º lugar: Rhayandra dos Santos Nogueira - EMEB Diamantino Ribeiro Pereira. Professora: Adriana Martinez Teixeira. Diretor: Nelson Moura Junior. Secretário da Educação: Jader Luis Lopes da Silva - (Pioneiros)Guará/SP

DSC08068


2º lugar: Carlos Eduardo Silva - EMEB Antônio Silva Melo – Professor: André A. Toledo Pollo. Coordenadora: Dora Augsta Baldochi Mafra- Nuporanga/SP

DSC08067


3º lugar: Sarah Oliveira Dias Santos - Colégio Nossa Senhora do Carmo (COC) – Professora: Maria Auxiliadora Avanci Teixeira. Coordenadora: Carlene Paulina de Paula Silva Lima - Ituverava/SP

DSC08066

Abaixo segue trabalhos dos ganhadores da etapa local de Desenho e Redação do Concurso do Programa de Educação Ambiental (PEA) 2017. Figuras: 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

desenho-1
Figura 1: Desenho ganhador em primeiro lugar

desenho-2
Figura 2: Desenho ganhador em segundo lugar

desenho-3
Figura 3: Desenho ganhador em terceiro lugar

redacao-1
Figura 4: Redação ganhadora em primeiro lugar

redacao-2
Figura 5: Redação ganhadora em segundo lugar

redacao-3
Figura 6: Redação ganhadora em terceiro lugar

Os primeiros lugares do concurso de redação e desenho da etapa regional foram enviados para o inpEV no dia 06 de Setembro de 2017, e participarão da etapa Nacional. Nesta etapa, os desenhos e redações serão avaliados por um júri diverso formado por profissionais do campo socioambiental, da comunicação, da educação e representantes do inpEV.

A Etapa Nacional premiará os três trabalhos vencedores com: um tablet de tela 7” para cada um dos três alunos vencedores; um notebook com tela de 14” para cada um dos três professores e um projetor multimídia para cada uma das três escola.

A Central de Ituverava juntamente com a FAFRAM e Fundação Educacional parabeniza os vencedores deste ano e agradece a participação de todos os alunos, professores, coordenadores dos 16 municípios participantes. Todos são vencedores!