• banner-vestibular-2018-2








Imprimir

Comitê de Ética em Pesquisa - Humana

Os CEP são colegiados interdisciplinares e independentes, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criados para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos:

Tem por finalidade básica defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade, contribuindo para desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos consensualmente aceitos e legalmente preconizados, baseados nos princípios universalmente aceitos de autonomia, beneficência, não maleficência, justiça e equidade, de acordo com as definições contidas na Resolução 466, de 12 de dezembro de 2012.

Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava

MISSÃO

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava é um estabelecimento particular de ensino superior que busca formação humanística, crítica e reflexiva, preparando profissionais competentes e atualizados para o mercado de trabalho e principalmente engajados na melhoria da sociedade de nosso país.

O Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava – SP, é um órgão colegiado multidisciplinar, dedicado à análise ética de pesquisas nos campos das ciências sociais e humanas, instituído através da Portaria FE/FFCL n. 03/2008 e registrado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - Carta n. 268/CONEP/CNS/GB/MS, anexa ao Ofício n. 2454/CONEP/CNS/GB/MS de 25/08/2011.

Como decorrência da finalidade básica, o CEP- FE/FFCL propõe-se a cumprir e fazer cumprir os aspectos éticos das normas vigentes de pesquisa envolvendo seres humanos, realizadas por alunos, docentes e funcionários da mesma Faculdade e de outras instituições de ensino superior e/ou técnico, de acordo com o disposto na legislação vigente,


POLÍTICA DE PESQUISA

A política de pesquisa da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava foi baseada em aspectos e características de seus cursos. No entanto, acredita-se que a sua importância é fundamental para a formação consistente e completa dos alunos permitindo que o mesmo enfrente o mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Basicamente a pesquisa executada pela FFCL está associada aos projetos pedagógicos dos cursos, objetivando a qualidade do ensino e a formação do aluno, fazendo parte do processo de ensino-aprendizagem.

É necessário salientar que o tipo de pesquisa desenvolvida pela FFCL não pode e não deve ser comparado com aquele desenvolvido em Universidades e Centros de Pesquisas. Estes locais apresentam estrutura e dotação orçamentária realizando desde a pesquisa classificada como básica como aquela de aplicação prática.

As ações de pesquisa propostas pelos cursos da FFCL objetivam a introdução dos alunos à metodologia e técnicas de pesquisa para cultivar uma mente sempre aberta à mudança. Essas são as grandes qualidades, não só dos cientistas, mas dos grandes profissionais, dos empreendedores e conquistadores de todos os tempos.

A pesquisa é também parte do processo permanente de formação e capacitação do docente. O estabelecimento de linhas de pesquisa específicas de cada curso confere uma maior continuidade às pesquisas, aprofundando o conhecimento em determinadas áreas.