• banner-vestibular-FAJOB-2020-2
  • banner-VESTIBULAR2020-2-fafram
  • banner-vestibular-ffcl-2020-2
  • banner-comunicados
  • banner-forme-facil3








Imprimir

Técnico em edificações atua no setor de construção civil

Profissional atua no planejamento e execução de obras, junto ao engenheiro civil

A partir do próximo ano, a Fundação Educacional de Ituverava, através da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), oferecerá o curso superior de Engenharia Civil. No entanto, desde 2009, a instituição de ensino vem capacitando outro profissional da área de construção civil: o técnico em Edificações, através de curso oferecido pelo Colégio Nossa Senhora do Carmo – COC.

A duração do curso é dois anos, e o profissional atua em projetos, construções e manutenções de obras civis consideradas leves, como prédios altos, residências e edificações urbanas e rurais e, também abrange as fases de projeto e desenho, construção e acabamento da estrutura, instalações elétricas, hidro-sanitárias e especiais.

O objetivo, de acordo com o coordenador dos cursos técnicos do Colégio Nossa Senhora do Carmo – COC, Antônio Luis de Oliveira (“Toca”), é formar profissionais fundamentados, teoricamente, com domínio de técnicas de planejamento, gestão e controle para inserção no mercado de construção civil.

Mercado de trabalho
Ainda de acordo com ele, o mercado de trabalho é amplo. “O técnico em Edificações executa atividades específicas de sua área, como concepção de projetos, planejamento e orçamento de obras, supervisão da execução de diferentes etapas do processo construtivo, realização do controle tecnológico de materiais e do solo, entre outros”, afirma Toca.

“O mercado para este profissional oferece muitas oportunidades, pois, a exemplo do engenheiro civil, faltam profissionais nesta área para suprir o mercado”, ressalta.

Para ingressar no curso técnico em Edificações, é necessário ter concluído o Ensino Médio ou cursar no 2° ano. As aulas são no campus I da FE (centro), de segunda a sexta-feira, no período noturno.

Grade curricular do curso de técnico em Edificações
Fazem parte da grade curricular do curso as matérias: Ética e Cidadania, Informática I, Legislação e Normas Técnicas, Topografia, Construção de Edifícios I, Instalações Hidráulicas, Solos e Fundações, Materiais de Construção I, Planejamento e Organização de Obra Civil I, Desenho de Instalações Hidráulicas, Construção de Edifícios II, Resistência e Estabilidade, Instalações Elétricas, Materiais de Construção II, Desenho Técnico, Informática II, Tecnologia e Meio Ambiente, Planejamento e Organização de Obras Civil II, Desenho Arquitetônico, Desenho de Instalações Elétricas, Construção de Edifícios III, Maquinas e Equipamentos, Proteção e Segurança do Trabalho e Gerenciamento e Controle de Obras. Além disso, os alunos devem fazer estágio supervisionado.

Saiba o que o técnico em Edificações está apto a fazer
- Aplicar normas, métodos, técnicas e procedimentos estabelecidos visando à qualidade e produtividade dos processos construtivos e de segurança dos trabalhadores;


- Analisar plantas e especificações de um projeto, integrando-as de forma sistêmica, detectando inconsistências, superposições e incompatibilidades de execução;


- Propor alternativas de uso de materiais, de técnicas e de fluxos de circulação de materiais, pessoas e equipamentos, tanto em escritórios quanto em canteiros de obras, visando à melhoria contínua dos processos de construção;


- Elaborar projetos arquitetônicos, estruturais e de instalações hidráulicas e elétricas, com respectivos detalhamentos, cálculos e desenho para edificações, nos termos e limites regulamentares;


- Supervisionar a execução de projetos, coordenando equipes de trabalho;


- Elaborar cronogramas e orçamentos, orientando, acompanhando e controlando as etapas da construção;


- Controlar a qualidade dos materiais, de acordo com as normas técnicas;


- Coordenar o manuseio, o preparo e o armazenamento dos materiais e equipamentos;


- Executar e auxiliar trabalhos de levantamentos topográficos, locações e demarcações de terrenos;


- Acompanhar a execução de sondagens e realizar suas medições;


- Realizar ensaios tecnológicos de laboratório e de campo;


- Elaborar representação gráfica de projetos.