• banner-vestibular-FAJOB-2020-2
  • banner-VESTIBULAR2020-2-fafram
  • banner-vestibular-ffcl-2020-2
  • banner-comunicados
  • banner-forme-facil3








Imprimir

Alunos do Pibid/FFCL apresentam projetos realizados em 2014

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), instituição de Ensino Superior mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, realizou na última segunda-feira, 17 de novembro, apresentação dos projetos desenvolvidos ao longo de 2014 pelos alunos participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Doença).

Participaram do evento, realizado no Salão Nobre da FE, professores, convidados, e 35 alunos da FFCL, dos cursos de graduação em Ciências Biológicas, História, Letras, Matemática e Pedagogia. Eles desenvolvem projetos educativos dentro das suas disciplinas, nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental “Humberto França” e “Jardim Guanabara”.

O PIBID é um programa do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), tendo como principal objetivo incentivar a formação de professores para a Educação Básica e a elevação da qualidade da escola pública.

Iniciação a docência

Como é um programa de iniciação à docência, os participantes são alunos dos cursos de licenciatura que, inseridos no cotidiano de escolas da rede pública, planejam e participam de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, e que buscam a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.

Em entrevista concedida à Tribuna de Ituverava, o diretor da FFCL, Antônio Luis de Oliveira (“Toca”), fala sobre o PIBID. “É muito bom para os estudantes dos cursos de licenciatura, pois através do PIBID eles participam de estágios que permitem o convívio no ambiente educacional, onde deverão atuar depois de formados”, explica Toca. 

“É um projeto de formação de professores, oferecendo a eles a oportunidade de atuar no desenvolvimento de atividades e projetos juntos a alunos da rede municipal de ensino”, completa o diretor.

Fonte: Tribuna de Ituverava