• banner-vestibular-2020
  • banner-forme-facil3








Imprimir

18º edição da SEMANAD - Semana da administração e ciências contábeis

banner semanad 2019

Encerrada a 18º edição da SEMANAD (Semana da administração e ciências contábeis) realizada pelo diretório acadêmico dos cursos de administração e ciências contábeis da FFCL - Faculdade de Filosófica, Ciências e Letras.

A SEMANAD teve início na segunda-feira dia 17 com uma palestra realizada pelo empreendedor Paulo Yossimi, dono da Nhô Sorvetes que conta hoje com mais de 30 franquias espalhadas por todo Brasil. A palestra para quase 200 pessoas contou não só com os alunos da FFCL como também os alunos da ETEC de Ituverava (ETEC Professor José Ignácio Azevedo Filho).

Por quase 2 horas os participantes tiverem a oportunidade de se vislumbrar com a vida e as ideias do palestrante que encerrou a palestra perguntando: “Quem pode mudar o mundo?” e todos ali presentes responderam bem alto: “Nós podemos!”.

Na terça 18 e na quarta 19 os alunos tiveram a oportunidade de participar de diversos minicursos, entre eles curso de finanças pessoais, gestão do capital de giro, controladoria, perícia trabalhista e outros 08 cursos ministrados pelos professores do corpo docente da faculdade. No encerramento dos minicursos houve um coffee break para todos os participantes.

Na quinta 19 foi à vez da feira de negócios que contou com a participação de mais de 100 alunos que em grupos criaram mais de 20 mini empresas para vender seus produtos, como cachorro quente, espetinho, picolés, doces, touro mecânico, entre muitas outras atrações.

A feira foi criada para que os alunos de administração e ciências contábeis aprendessem na prática como é ter que montar seu próprio negócio além de criar naquele ambiente uma concorrência saudável e muito divertida. Durante a feira mais de 400 pessoas estiveram presentes para consumirem todos os produtos ali oferecidos.

A SEMANAD se encerrou com o ADMINISTRAVANDO open bar, uma festa que esse ano teve sua 2ª edição realizada no Boteco Rosário. A festa contou com as atrações como: Dj Ventura que está em alta em festas universitárias e a dupla sertaneja Luiz Fernando e Ramon que lançaram recentemente seu DVD. A SEMANAD foi um grande sucesso!

semanad 2019 1

semanad 2019 2

semanad 2019 3

semanad 2019 4

semanad 2019 5

 

 
Imprimir

Forme Fácil é o novo crédito estudantil para alunos da FE do Ensino Superior

Através do crédito estudantil, interessados em entrar na faculdade, podem conseguir prorrogar até 50% o valor da mensalidade

banner-forme-facilA história é antiga, mas o desafio para quem pretende concluir um curso superior que não cabe no bolso, continua. Felizmente, agora, até as mais conceituadas universidades particulares já aceitam – ou até oferecem – uma modalidade de crédito ainda jovem no Brasil.

É o caso da Fundação Educacional de Ituverava, que oferece oportunidade para driblar o aperto econômico que pode adiar os planos dos alunos se formarem, lançou o crédito estudantil, Forme Fácil.

Os alunos que estão cursando ou quem pretende ingressar na faculdade, com o Crédito Fácil podem conseguir prorrogar até 50% (cinquenta por cento) o valor da mensalidade do curso escolhido, que poderá ser pago após a formatura, com o valor vigente atualizado. Dessa forma, durante o período de estudos, o valor da mensalidade fica mais leve.

O crédito é válido para o estudante já matriculado ou que pretende se matricular em um dos cursos superiores das instituições mantidas pela FE – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram) e Faculdade de São Joaquim da Barra – FAJOB.
Regras
Também é necessário que o aluno que não tenha concluído nenhum curso superior, tenha renda bruta familiar de até quatro salários mínimos e não ser beneficiário de bolsas de estudo e descontos concedidos pela Fundação Educacional de Ituverava.

Além de preencher todos os requisitos, também é necessário a apresentação de documentação e estar em dia com as mensalidades, caso o contratante já seja aluno.

De acordo com o presidente da FE, Pedro César Galassi, é importante ressaltar que o Forme Fácil não é financiamento e nem bolsa de estudos. “O crédito estudantil é uma condição imperdível para quem não pode arcar com o valor integral das mensalidades no momento em que cursa a faculdade”, afirma. “Assim, no futuro, com a vida financeira mais estabilizada e já sendo um profissional graduado, poderá pagar tranquilamente o crédito estudantil concedido a ele”, observa o presidente.

Ele explica os motivos que levaram a instituição investir na iniciativa. “As mudanças nos programas estudantis oferecidos pelo governo, como Fies, Prouni, entre outros, gerou uma grande preocupação, pois muitos estudantes dependem desses programas e, a fim de oferecer a oportunidade do estudante concluir o Ensino Superior, criamos o Forme Fácil”, diz

Oportunidade

“O projeto, que é uma ótima oportunidade para quem busca formação profissional, já está em vigor, com alguns contratos assinados. De fato, agora não tem o diploma de um curso superior, quem não quiser, pois o Forme Fácil permite, por exemplo, que o estudante pague apenas 50% da mensalidade do curso, e outra metade custeada pela Fundação Educacional, através do fluxo de caixa, durante todo o período de duração do curso”, afirma Pedrinho.

“O valor deverá ser pago à FE, após o estudante concluir o curso, sem juros e correção monetária, pois entende-se que com a conclusão do Ensino Superior, a vida financeira do formado estará mais estabilizada e as chances de colocação no mercado de trabalho serão maiores”, completa o presidente Pedro César Galassi.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, basta entrar em contato com a Central de Atendimento da Fundação Educacional de Ituverava, pelo telefone (16) 3729-9000.

Fonte: Tribuna de Ituerava

Imprimir

Alunos da FFCL em visita à fábrica da Ypê

banner visita ype 27082019

Os alunos dos cursos de administração e ciências contábeis da FFCL visitaram no dia 27 de agosto a unidade fabril da Ypê em Amparo/SP.

Na visita técnica puderam conhecer de perto os processos produtivos da fábrica que produz produtos de higiene e limpeza, além de conhecerem a história dos seus fundadores e as ações ambientais promovidas pela empresa.

Os alunos e professores ainda trouxeram mudas de Ipê Branco que foram doadas pela empresa e que serão plantadas na cidade de Ituverava.

Os alunos foram acompanhados pelas Professoras Lilian Ribeiro e Lidiane Kanesiro e pelo funcionário Marcos Talarico Scapin.

f3646603 5bb0 4493 8401 7dd88cb9c14f

IMG 0528

IMG 0531

IMG 0546

IMG 0559

IMG 0547

IMG 0548

IMG 0554

IMG 0555

IMG 0558

IMG 0563

IMG 0560

IMG 0566

IMG 0549

IMG 0551

IMG 0557

Imprimir

Simpósio abre série de eventos pelo aniversário da OAB

Na quinta-feira, dia 15 de agosto, aconteceu o Simpósio “Precedentes Judiciais no Sistema Processual Brasileiro”,

banner-seminario-oab

abrindo a série de eventos em comemoração ao aniversário de 40 anos de instalação da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil em Ituverava.

O Simpósio aconteceu no período da manhã no salão nobre da Fundação Educacional de Ituverava, onde renomados palestrantes abordaram temas importantes para o público composto por advogados, bacharéis, autoridades e estudantes de Direito. Para o presidente da subsecção, Dr. Mário Alves Pereira Neto, o evento foi um sucesso, tendo em vista que todos que fi zeram inscrições gostaram dos temas, dos expositores e principalmente das palestras. Segundo ele, o resultado, atribui-se pela qualidade dos palestrantes, todos profi ssionais da advocacia, defensoria pública, juiz federal e professores. “Cada um abordando sua ótica sobre os temas”, destacou. “Assim a OAB também cumpre uma de suas funções que é levar informações e promover qualifi – cação para que os profi ssionais possam aprimorar os seus conhecimentos”, comentou o presidente.

O Simpósio contou com os expositores: a advogada Leda Maria de Andrade que falou sobre “Breves notas sobre o sistema de precedentes judiciais no novo CPC (Código de Processo Civil)”, o advogado Lucas Pereira Araújo que discorreu sobre “Precedentes judiciais vinculantes e o princípio do contraditório”, o juiz federal Peter de Paula Pires que abordou “Mais correção para satisfação forçada dos créditos públicos: precedentes do STF”, a defensora pública Fernanda Simoni que explanou “Entre ideologias e estratégias: as variações jurisprudenciais no processo penal e a importância de um sistema de precedentes no Supremo Tribunal Federal” e advogado, mestre e doutorando, professor Roberto Inácio Barbosa Filho palestrando sobre o “O sistema recursal trabalhista frente aos precedentes judiciais”.

O presidente da Subsecção agradeceu a todos os palestrantes, público presente e aos patrocinadores: Ednésio Imóveis, MB Moises, Volpe e Delbianco Advogados, Sicredi Aliança Paraná São Paulo, Oliveira & Carneiro Advogados Associados e Diretório Acadêmico Dr. Antônio Roberto Sandoval Filho do curso de Direto da Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda).

Programação

A programação em torno do Jubileu de Rubi continua com curso sobre Audiência Trabalhista, ministrado pelo juiz federal titular da Vara do Trabalho de Ituverava, Dr. Renato César Trevisani. Na oportunidade, ele abordará a prática e comportamento do advogado durante audiência trabalhista.

O evento acontece no dia 20 de agosto, terça-feira, das 19 às 22:30 horas, na Casa da Advocacia e Cidadania de Ituverava, anexa à subsecção da OAB. Na quinta-feira, dia 22, acontece a palestra “ITCMD: Aspectos Polêmicos”, ministrada a pela Dra. Maria do Rosário Pereira Esteves, advogada, juíza da Câmara Superior do Tribunal de Impostos e Taxas de São Paulo, Doutora e Mestre em Direito Tributário pela PUC SP, também na Casa da Advocacia e Cidadania de Ituverava, a partir das 19:30 horas. No dia 27 de agosto, terça- feira, será proferida a palestra “Poder da Ação”, ministrada pela expositora Rose Regina Peixoto Mazetto, graduada em Administração de Gestão e Negócios e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FFCL e formação Internacional e Coaching Integral Sistêmico pela Febracis.

Fonte: Jornal o Progresso de Ituverava

Imprimir

Semana da Administração da FFCL começa no dia 16

O Diretório Acadêmico do curso de Administração e Ciências Contábeis em parceria com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), realiza mais uma edição da Semana da Administração, a “SEMANAD”.

banner semana adm 201O evento que, começa na próxima segunda-feira, 16 de setembro, na FFLC, segue até 19 de setembro, com palestras e minicursos ministrados por especialistas de Ituverava e região. O público alvo são alunos da instituição e de cursos técnicos da cidade, além de pessoas que pretendem ingressar no curso.

Para à SEMANAD, está programada para o dia 16, palestra com Paulo Yossomi, que discorrerá sobre Empreendedorismo e Mindset. Na terça e quarta-feira, 17 e 18 de setembro, serão ministrados minicursos. As palestras terão início às 19h30, com término previsto para às 21h10.

O evento continua dia 19, com a Feira de Negócios, onde os estudantes se dividirão em grupos e terão a missão de tentar vender um produto. Durante a atividade, eles serão avaliados nos quesitos lucro, criatividade do produto e receita.

Festa de encerramento

Para celebrar o encerramento da Semana Acadêmica, no próximo sábado, 21 de setembro, será realizada a segunda edição da festa “Administravando”, no Buteco Rosário, a partir das 23h.
O presidente do Diretório Acadêmico dos cursos, Alexander de Souza Borba, destaca a importância do evento para os estudantes de Administração e Ciências Contábeis. “A SEMANAD proporciona a oportunidade dos estudantes adquirem conhecimento específico na área desejada”, afirma.

“As palestras também têm um viés motivacional e contribuem para traçar um norte para o futuro profissional de cada aluno”, completa Alexander Borba.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Imprimir

Direito da Fafram realiza 11º Júri Simulado

banner-juri-simulado-2019

O curso de Direto da Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda) promoveu na noite de terça-feira, dia 27 de agosto, o 11º Júri Simulado na Sala de Júri “Dr. Roberto Mirandola” no Núcleo de Práticas Jurídicas no campus 1 da Fundação Educacional (próximo ao Fórum).

A sessão presidida pelo juiz de direito Dr. Iuri Sverzuti Belessini da Comarca de Nuporanga, teve as demais funções interpretadas pelos alunos. Os estudantes que atuaram na promotoria ou acusação foram Ana Flávia Dilva Bruno e Ana Paula Alves da Silva Oliveira; os Advogados de Defesa: Danilo César Valentim de Paula e Felipe do Nascimento Paiva e Réu: Yuri Romário Pereira da Silva.

Além de jurados, escreventes e até policiais, entre outras funções deram ar muito próximo da realidade. De acordo com a professora Cristina Elena Bernardi Iaroszeski, que ministra as disciplinas de Direito Tributário e Economia, trata-se de uma atividade prática, considerada atividade complementar. “Tem por importância desenvolver as habilidades e técnicas para o convencimento dos jurados, tanto a linha de defesa quanto de acusação, bem como a argumentação oral diante de muitas pessoas, aplicando estas técnicas em qualquer ramo do direito”, lembra a professora. O caso julgado foi real. “Todo o júri simulado é discutido por meio de um processo real escolhido sempre pelos professores de Direito Processo Penal.

O crime ocorreu na cidade de Franca e foi julgado pelo Tribunal do Júri do município de Franca”, ressaltou a professora. No total oram envolvidos cerca de 110 alunos, todos eles cursando o 10º ciclo, onde desempenharam as funções de: advogados de defesa, promotores, escreventes, pregoeiro,oficial de justiça, policiais e réu. Estes todos ativamente. E os demais alunos auxiliaram na construção dos argumentos jurídicos utilizados em ada tese (defesa e acusação), pesquisas em doutrinas e jurisprudências aplicáveis ao caso concreto. Bem como na análise dos laudos acostados nos autos do processo criminal.

Além disso, os jurados foram escolhidos dentre os alunos de primeiro ano, em razão de ainda não terem o conhecimento técnico jurídico e, diante disso, poderem atuar com imparcialidade no julgamento. “A participação dos alunos foi excelente”, exortou a professora. “Eles demonstraram segurança no desenvolvimento de seu papel”, completou. Para ter um ideia, tanto no caso real como no júri simulado o réu foi condenado, porém no presentado pelos alunos, a pena foi menor, ou seja, os alunos conseguiram desclassificar uma qualificadora.

Cristina explicou que a atividade é um momento de transição na vida do estudante de Direito. “É muito bom fazer parte disso, pois é nesse momento que vemos eles se transformarem em verdadeiros advogados aptos de desenvolverem qualquer tipo de atividade dentro do mundo jurídico”, salienta. A sessão também foi transmitida para o auditório da FFCL, onde todos os estudantes do curso de Direito da Fafram puderam participar, entregando relatórios de Abertura da Sessão de Juri Simulado interpretada por alunos do curso de Direto da Fafram de Ituverava Atividades Complementares logo após assistirem ao júri simulado. “A estrutura do núcleo favorece sse ipo de atividade com as instalações, mas além disso presta serviço jurídico gratuito a toda comunidade onde os estudantes praticam o estágio supervisionado de prática real a partir do sétimo ciclo, ou seja, quarto ano de Direito”, ressaltou.

A professora agradeceu o apoio da coordenação do curso, través do professor Roberto Inácio Barbosa Filho, que esteve pessoalmente no evento, e a diretoria da faculdade, pelo diretor professor Márcio Pereira. “A coordenação tem desempenho efetivo no desenvolvimento destas atividades, pois além de toda a organização com o ensaio e disponibilização de professores para a realização destes ensaios, procura orientar e conversar com os estudantes para verificar o crescimento e desenvolvimento destes, através das técnicas estudadas e ensaiadas com os professores”, reconheceu. “Nosso júri simulado é sempre um sucesso, é um marco para os alunos que estão se formando, me into muito feliz em contribuir para o crescimento destes alunos e muito mais realizada em perceber o crescimento profissional deles”, concluiu a professora.

Fonte: Jornal O Progresso de Ituverava

Imprimir

Curso de Enfermagem participa da Campanha Hepatite Zero

banner-hepatite-zero

Foi realizado no último sábado (13/08), na Praça 10 de Março em Ituverava a Campanha Hepatite Zero do @rotary_brasil com o Rotary Club de Ituverava em parceria com o nosso curso de Enfermagem.

67838354 2378429405580068 453712339330400256 n

67968163 2378429302246745 7345668822453452800 n

68347109 2378428895580119 8686530657049903104 n

68355526 2378429482246727 8573017063713406976 n

68379555 2378429168913425 2986930298719043584 n

68434166 2378428945580114 2236421172180811776 n

68789978 2378429342246741 1055806452888764416 n

68813628 2378429248913417 5906312332513902592 n

68831054 2378429045580104 4273930640673472512 n

68875668 2378429102246765 879102852562157568 n