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Boletim Eletrônico Ética em Pesquisa

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O Boletim Eletrônico Ética em Pesquisa – Conep é mais um canal de comunicação da Comissão com os Comitês de Ética em Pesquisa.

Juntamente com as redes sociais que estão no ar – Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, o seu objetivo é publicizar as ações e trazer transparência para a atuação da Conep.

A versão em PDF:  https://drive.google.com/file/d/1stMV6BNNukBdAnxsh1Y1R3dyGk6Ci4Hf/view

A versão on-line:  https://www.flipsnack.com/conepeticaempesquisa/boletim-conep.html

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FFCL abre edital para selecionar alunos para o Projeto Rondon

banner projeto rondon 2019Inscrições Prorrogadas até 17/03 as 22h30.

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de alunos para participarem do Projeto Rondon. As inscrições devem ser feitas pelo link (https://goo.gl/i42KPs) até o dia 12 de março (Inscrições Prorrogadas até 17/03 as 22h30).

São requisitos para inscrição:

• Estar regularmente matriculados em qualquer curso de graduação da FFCL.
• Cursar a segunda metade do curso de graduação da FFCL.
• Ter disponibilidade para viajar para o Estado do Acre de 05 a 21 de julho de 2019.
• Estar em boas condições de saúde

O Projeto Rondon é organizado pelo Ministério da Defesa que seleciona os melhores projetos de Instituições de Ensino Superior de todo o país com o objetivo de realizar ações para o desenvolvimento sustentável de cidades carentes, além de proporcionar experiências de cidadania do estudante universitário.

Pelo segundo ano consecutivo a FFCL é selecionada no Projeto Rondon e participará da Operação Vale do Acre que ocorrerá em 12 cidade do interior do Estado do Acre entre os dias 05 e 21 de julho de 2019.

O edital completo pode ser conferido neste link. Para mais informações entre em contato com o Prof. Reinaldo Igarashi pelo e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

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VII Congresso de Iniciação Científica é realizado pela FE

Participaram do evento cerca de 400 expositores entre alunos da graduação, pós-graduação, professores, entre outros

banner congressoA Fundação da Educacional de Ituverava promoveu entre 22 e 24 de outubro, o VII Congresso de Iniciação Cientifica. O evento teve o objetivo de incentivar a iniciação científica nos cursos de graduação e pós-graduação, oferecidos pela FE, por meio da Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram) e Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FFCL).

Participaram do evento cerca de 400 expositores entre alunos da graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores, profissionais e representantes da comunidade científica.

Abrindo o Congresso, dia 22 outubro, segunda-feira, o apresentador Elias Matogrosso proferiu palestra no salão da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Entre outras autoridades, estiveram presentes o presidente da FE, Pedro César Galassi; o diretor da Fafram, Márcio Pereira; a coordenadora-geral de cursos da FE e responsável pela organização do Congresso, Maria Amália Brunini; o vice-diretor-executivo da FE, Antônio Gonçalves Delgado e a professora da FE, Lidiane Aparecida Kanesiro.
No dia seguinte houve apresentação de trabalhos científicos na Fafram e no dia 24, no encerramento do Congresso, foram apresentados outros trabalhos e realizada a premiação dos vencedores de cada área, no Salão Nobre da Fundação Educacional.

Importância

A coordenadora geral de cursos da FE de Ituverava, e organizadora do Congresso, Maria Amália Brunini, fala sobre o evento. “O Congresso é muito importante para a FE, pois comprova que a instituição trabalha além da área didática, possui também uma massa crítica em termos de pesquisa, apresentando as possibilidades do que pode ser feito para colaborar com a comunidade através da pesquisa”, disse.

“Visto que, uma faculdade não sobrevive isolada, ela tem como um dos objetivos proporcionar benefícios tanto para o meio acadêmico, quanto para a comunidade social”, completa a organizadora do evento.

O aluno do terceiro ano do curso de Direito da Fafram, Paulo Sérgio do Nascimento Assunção, 20 anos, destaca como o Congresso contribuiu para o desenvolvimento profissional do estudante.

“Foi uma oportunidade única e essencial para quem busca agregar novos conhecimentos. O evento nos dá a possibilidade, não só de expor ideias aos professores e profissionais da área, mas também aos outros alunos e, assim, agregar ainda mais conhecimento, seja na área profissional ou académica”, afirma.

“Essa troca de conhecimento e interesses em comum dos participantes é o que me instiga a crescer cada vez mais, como aluno e profissional”, completa o expositor.

Congresso de Iniciação Científica da FE

O Congresso de Iniciação Científica da FE foi iniciado em 2004, com a proposta de inovar, dando um passo à frente no processo de construção do conhecimento, se estendendo a toda comunidade acadêmica em âmbito nacional.

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Livro “Construindo Saberes e Práticas Pedagógicas: experiências do PIBID/FFCL é composto por 21 artigos

banner livro pibidUm grupo de professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, lançou terça-feira, 18 de setembro, o livro “Construindo Saberes e Práticas Pedagógicas: experiências do PIBID/FFCL (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docência”.

A obra foi organizada pelos professores coordenadores de cada subprojeto do PIBID, atuantes nos cursos de graduação da FFCL: Ana Maria Ribeiro Tanajura Jabur, professora do curso de História; Lisângela Aparecida Guiraldelli, professora do curso de Letras e Pedagogia; Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade, professora do curso de Pedagogia; Maria Madalena Gracioli, professora do curso de Pedagogia; Marcelo dos Santos Fernandes, professor do curso de Biologia; Márcio Andreza dos Reis, professor do curso de História, e Priscila Alvarenga Cardoso Gimenez, professora do curso de Pedagogia.

O lançamento foi no campus I (FFCL), com a presença dos autores, professores e alunos da FFCL, além de professores das escolas da Rede Pública de Ituverava. Também participaram do evento, a secretária da Educação de Ituverava, Benedita Maria Barbosa Paschoim (“Fia”), representantes da direção e funcionários da FFCL.

O livro é o resultado do programa PIBID/FFCL), que foi desenvolvido no período de 2013 a 2018, administrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, (CAPES), do Governo Federal. O programa foi encerrado em março deste ano, e durante o período de sua realização, teve como coordenação institucional, a professora Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade.
O PIBID é um programa de valorização dos futuros docentes durante o processo de formação. O programa contemplava a atuação de estudantes dos cursos de graduação (Pedagogia, História, Letras, Matemática e Biologia) diretamente nas escolas de Educação Básica de Ituverava, por meio do desenvolvimento de projetos pedagógicos, coordenados por professores da FFCL e supervisionados pelos professores das escolas de Educação Básica.

Obra

O livro é composto por 21 artigos de autoria dos coordenadores de área, bolsistas de iniciação à docência e supervisores dos subprojetos de Biologia, História, Interdisciplinar, Letras e Pedagogia. Cada artigo apresenta particularidades da área de conhecimento das licenciaturas, articulando teorias às experiências didático-pedagógicas aplicadas em sala de aula.

“Os relatos das atividades revelam vivências desenvolvidas resultantes de estudos, reflexões e interlocuções entre a teoria e a prática pedagógica, as quais foram transformadas em saberes teóricos, pedagógicos e experimentais necessários à formação docente, possibilitando ainda, a introdução de novas metodologias de ensino no cotidiano escolar”, disse a coordenadora do PIBID na FFCL, Lucimary. “A iniciativa do livro surgiu da necessidade de socializarmos o trabalho pedagógico que foi desenvolvido nas escolas, com a introdução de novas metodologias de ensino, o que contribuiu positivamente no processo de ensino-aprendizagem dos alunos das escolas públicas e na formação docente dos licenciandos da FFCL”, afirma.

Distribuição

Os exemplares foram oferecidos aos autores, a Secretaria da Educação de Ituverava e à Biblioteca da FFCL. “Foram produzidos poucos exemplares, em razão do custo elevado e da verba disponível para editoração, prevista no plano de atividades enviado à (CAPES)”, observa a professora Lucimary Bernabé.

A obra será lançada também em forma de e-book (formato digital) disponibilizando todo o conteúdo online, visando impulsionar a sua divulgação.

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